sexta-feira, 14 de agosto de 2009

BRIGA DE GIGANTES - GLOBO X RECORD

O assunto da semana não poderia ser outro, senão a batalha sem fim entre a Globo e Record. As motivações partiram de acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro contra Edir Macedo - dono da Record - e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que deram início ao embate. Na última terça-feira (11), a "Folha de S.Paulo" mostrou a denúncia contra o bispo. No mesmo dia, o "Jornal Nacional", da TV Globo, veiculou uma matéria de onze minutos em que apresenta o caso, as movimentações financeiras suspeitas e o esquema de lavagem de dinheiro.Onze minutos em televisão é muito tempo!
Para não ficar atrás, em resposta à Globo, a Record saiu na defesa da Universal e contestou as acusações durante o Jornal da Record desta quarta-feira (12). O clima da disputa esquentou mais ainda, quando a emissora exibiu ainda na quinta uma reportagem de mais de dois minutos sobre sua luta contra o que considerou ser "monopólio de informação". O mais engraçado disso tudo foi ver uma turma de 36 estudantes de jornalismo pararem a aula, para assistirem essa briga em um estúdio da faculdade. Mas também, como comunicadores, convenhamos, não poderíamos perder essa guerra!
Uma coisa é fato, se a briga é pela audiência, estamos falando de duas grandes redes de comunicação! Essa disputa com toda certeza deve ir parar na justiça! Mas, as emissoras se esqueceram de um detalhe importantíssimo, que está além de seus interesses pessoais: o público. Elas estão usando indevidamente o espaço público para resolverem assuntos particulares. E tudo isso está se transformando em mais uma novela. E o conteúdo de informação que realmente interessa a quem as assiste? Enfim, no final das contas, de todo o circo montado, quem sai perdendo são os telespectadores.

Nenhum comentário: