domingo, 21 de setembro de 2008

QUAIS AS LIÇÕES QUE UM PEQUENO LIVRO PODERIA TRAZER



Um livro reascendeu a criança em mim, quem não tem uma criança dentro de si?
Ela existe, mesmo que reprimida, bem escondidinha lá no seu interior. Refiz depois de um breve tempo, a releitura do Pequeno Príncipe. É um livro fácil de ler, tire uma hora do seu dia e você se aprofunda numa intensa reflexão. Antoine de Saint-Exupéry contou uma história de sensibilidade que em cada página nos traz uma lição.
Quando crianças temos uma visão simplória das coisas, e depois de adultos complicamos letras em códigos. No livro, a raposa ensina ao Pequeno Príncipe a importante lição de que as coisas só ganham sentido quando se conhece a amizade. O Pequeno Príncipe compreende que apesar de o mundo ter milhares de rosas, a rosa de seu planeta era única, pois somente ela era mantenedora de seu amor, de seu afeto. A raposa ainda diz: “o essencial é invisível aos olhos”. O que é importante para uma pessoa pode não ser para outra, é o afeto que sentimos que as tornam únicas. Um jeito de sorrir, um defeito, uma mania apaixonante, uma forma de olhar são os responsáveis por tornar único e insubstituível alguém. Do contrário, não teríamos histórias diferentes para contar sobre nossos amigos, amores, pessoas que de alguma forma fizeram parte da nossa vida. Todos seriam iguais, não fariam a diferença. Quando lemos uma carta, ela carrega as emoções de quem a escreveu. Quando abrimos um presente, ele carrega a expectativa de quem nos presenteou. Se não houvesse o afeto, todas as cartas seriam iguais e os presentes meros objetos que chegamos a ganhar um dia.
Porque existem pessoas fascinadas pela fotografia? Porque naquele momento elas relembram de um sorriso, de um choro, sofrimento, momento de paz, de felicidade, sentimentos, não enxergam apenas as imagens, mas junto com elas o essencial para vivermos: o afeto.
O Pequeno Príncipe ainda nos aconselha:
“_ Os homens de teu planeta cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram...”
“_ E, no entanto, o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa, ou num poço de água.”
“_ Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...”
Vivemos na busca constante da felicidade, muitas vezes não percebemos que ela é feita do essencial, por isso é invisível aos nossos olhos.
Ainda há uma outra lição que diz: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Precisamos ter cuidado com o próximo, se ele nos considera amigo, devemos ser o amigo que representamos para ele. As vezes não percebemos o quanto somos importantes para outro, tendemos ser egoístas as vezes. Me recordo de uma vez um cliente da loja na qual trabalhava me dizer: você sorri com os olhos. Não precisamos nos expressar muitas vezes com palavras, mas apenas com os pequenos gestos do dia-a-dia que nos torna único para o outro.

Nenhum comentário: