quinta-feira, 21 de agosto de 2008

PLATÃO NESTA VIDA EFÊMERA...



Hoje foi difícil, a sensação de impotência tomou conta das minhas reflexões. Quando vi já estávamos na BR 040, um dia quente, muita vontade de conseguir a reportagem do ano. E durante a estrada de asfalto, através da janela podia-se ver as ruas sem calçamento. A cidade era cinza, as vezes vermelha, a poeira coloria as paredes das casas. Depois de perguntar inúmeras vezes o endereço, porque a prefeitura não emplacou nenhuma rua, encontramos a casa 132. Já nos esperavam do lado de fora, nos olharam como se fôssemos enviados de Deus. Que missão, como reagir e o que dizer, não havia o que dizer. Nem sabíamos se podíamos cumprir com algo. Mas entramos, e foi como se tivesse passado um filme em preto e branco na minha mente,sem fala, daqueles mudos. Mas a vontade de seguir em frente, mesmo derrotada, tirou as primeiras perguntas da minha boca. A entrevista revelou minha indignação, e ao mesmo tempo determinação. Tínhamos um novo gancho para a matéria, porém um que não gostaríamos de ouvir. Pensei no que podia ser feito, o que estaria ao alcance de um repórter.O peso da profissão que tenho seguido é uma tonelada, presa no fundo do mar. A onda de informações que colhemos daria um especial, daqueles de deixar muita água nos ouvidos.Ainda teremos um percurso dolorido, falta o médico, ele vai me lembrar porque não quis ser uma. Mas também vai aumentar minha dor de saber, e a verdade corrompe, o conhecimento assusta. Recordo das aulas de psicologia do terceiro período,a professora dizia: "procuramos um psicólogo para ouvir a verdade, e um amigo para ouvir o que desejamos ouvir. Por isso muitas vezes precisamos de um psicólogo, não porque somos loucos". Porque precisamos sair da "Caverna de Platão", mesmo que por minutos, e ouvir a realidade.Cheguei em casa cansada, sem palavras e os pensamentos a mil por hora.Fui dar uma volta,como faço de costume quando estou angustiada. Ando sozinha, sinto a brisa, vejo as luzes, os idosos na praça, a efêmera vida.Tudo fica mais fácil em uma foto de revista,jornal ou na TV em cores do seu quarto, pior é quando você quem tira ou filma...

Nenhum comentário: