sexta-feira, 4 de julho de 2008

FIÉIS CONDENADOS PELA MÁ-FÉ

A jornalista Elvira Lobato escreveu a matéria "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em dezembro pela Folha. Polêmica, levantou suspeitas quanto à utilização dos dízimos, o que “atingiu” de certa forma os fiéis e os empresários envolvidos com a Igreja. Falar sobre religião é cutucar a onça com a vara curta, seja católica, protestante etc. Para isso, é preciso muitas provas e documentações que tornam legítima a acusação. E foi desta maneira que Elvira fez. Ela investigou a fundo sobre o império de Edir Macedo.
Esta matéria me recordou um artigo do jornalista Fernando Evangelista, Vale a pena ser jornalista?, onde ele coloca como é espantoso o comportamento de alguns colegas que reproduziam releases de versões oficiais enviadas pelo governo de Israel sem nenhuma investigação sobre a guerra. Ainda questiona se é isso que chama de imparcialidade jornalística. Quem gosta mesmo do que faz vai a fundo, questiona, enfrenta, e com provas (sejam elas telefonemas, documentos, fotos), afirma o que diz. Isso é jornalismo investigativo. Adoro, sou fã.
A matéria da Universal gerou ações dos fiéis contra a Folha e a Elvira. Alegavam que a matéria criticava a entrega dos dízimos e da liberdade religiosa. Quem leu sabe que não foi bem isso. E fiquei muito feliz com a decisão tomada pelo juiz: foram condenados por litigância de má-fé, ou seja, uso da justiça para fins ilícitos em ações de indenizações por danos morais. Estava claro que queriam aproveitar da situação.Isto prova que ainda podemos ter liberdade de expressão. A Universal é uma das mais poderosas do Brasil, o poder de censura que ela possui intimida, mas não os jornalistas sérios.

Nenhum comentário: