quarta-feira, 2 de julho de 2008

CONFLITOS DA MELHOR IDADE


A turma dos 45 aos 65 anos recebeu novo título um tanto sugestivo: Envelhescente. A palavra ainda não se encontra no dicionário, mas define bem o que acontece com pessoas que estão entre a maturidade e a velhice. Assim como o termo “adolescente” significa uma preparação para entrar na maturidade, o envelhescente é nada menos que para entrar na velhice. O autor deste termo é o escritor Mário Prata, que já fez de tudo um pouco: jornalismo, cinema, televisão, teatro e literatura.
Está cada vez mais comum jovens namorarem pessoas mais velhas, ambos dividem extensos interesses.Não é preciso listá-los das duas partes, depende muito de cada caso.Mas os envelhescentes adoram se sentir jovens, e para isso enfrentam qualquer “parada”. Cirurgias plásticas, academias, carrões e roupas na moda. A indústria da mídia não perdeu esta tendência. A Nissan investiu em diversos recursos para o lançamento do seu novo modelo, o Sentra. Um deles foi com a música “Será que é pra mim?”. Ela serviria neste caso para quebrar o conceito de “carro de tiozão”. Imaginem um envelhescente sendo chamado de tio, não aceitaria de qualquer maneira. No dia seguinte estaria sentado na sala de espera de uma clínica de estética.
Assim, o carrão da Nissan era mesmo para chamar a atenção desta turma.Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos descobriu que as pessoas com mais de 60 anos de idade tornam-se mais liberais, e mais rapidamente liberais quando comparadas com pessoas mais jovens. Quando surge aquele dito popular de que avô e avó estragam neto, pode ter certeza que com os filhos não foram bem assim.
Madonna é uma pessoa de causar inveja em qualquer um. Com os seus 49 aninhos desbanca muita mocinha que encara plásticas por aí, ela é poderosa. Afirmo com convicção de alguém que já assistiu seus DVDs e ficou se perguntando como e onde ela tira tanta energia. Não adianta dizerem que são os milagres do dinheiro, tem muita dondoca que entra na faca e não fica igualzinha a ela.E ela é uma envelhescente idealizada, causa reboliço e faz o que quer. Teve filhos no pós-coce, e Mário Prata faz até uma comparação engraçada: se um adolescente tem um filho é uma coisa precoce. Se um envelhescente tem um filho é uma coisa pós-coce.Madonna se encaixa nisso.
Não deve ser fácil envelhecer, quando adolescentes ficamos loucos para completar 18 anos para entrarmos na boate sem falsificar a identidade. Agora, enfrentar fila de INSS não deve ser nada prazeroso como ficar numa pra não pagar a entrada dos 100 primeiros numa festa. Dizem que a vida começa depois dos 40 anos quando você se encontra realizado. Mas a vida começa desde o dia em que você deixou de ser um espermatozóide. O autor Gabriel Garcia Márquez descreveu em Memórias de Minhas Putas Tristes o primeiro amor de um homem que surge em seu aniversário de 90 anos. Um primeiro amor como todos são, inseguro, apaixonado, angustiado. Um homem que achou que ia acordar morto no dia em que se tornasse um nonagenário e acabou renascendo num amor pueril, cheio de contradições.
Para os apaixonados, a idade é um pequeno detalhe, quase que imperceptível. Quando jovens fazemos inúmeros planos para o futuro e costumamos viver na expectativa do que pode acontecer. Na envelhescência as preocupações são só com o presente, para quê fazer planos se já fizeram tantos. O que vale é aproveitar todos os momentos, sem se importar com o que os outros esperam ou pensam de você. Só não vale prejudicar alguém, mas se isso não acontece: que venham os eternos envelhescentes!



“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu...”

Luiz Fernando Veríssimo

Nenhum comentário: